Ficamos imune ao COVID-19 fumando maconha? Será que é verdade?
Notícias dizem que a conclusão é baseada em pesquisas feitas por cientistas nos Estados Unidos. A mensagem, considerada satírica por alguns, já viralizou.
'Acesse nosso site para saber mais sobre o tratamento com Ibogaína.
Um print simulando um relatório que diz que pesquisas nos Estados Unidos mostraram que as pessoas que fumam Cannabis são resistentes à Covid-19.
O texto afirma que os usuários de cannabis, ao contrário daqueles que fumam cigarros regulares, têm sido considerados resistentes ao vírus corona.
ISTO É #FAKE.
O infectologista Roberto Medronho, médico de saúde e professor da UFRJ, diz que não há base para essas informações.
Até agora, diz ele, não há estudos que demonstrem que substâncias já conhecidas pela ciência possam imunizar alguém contra um novo coronavírus - a ponto de ainda não ter sido desenvolvida nenhuma vacina. A hipótese também não é plausível ao se analisar a fisiopatologia da Covid-19, afirma o médico.
Isso nos faz lembrar que as pessoas que fumam não devem compartilhar cigarros. Do mesmo modo que não é aconselhável compartilhar chimarrão, copos, garrafas ou outros objetos que entram em contato com a boca, pois a contaminação pode ser oral.
"Nenhum instrumento deve ser compartilhado", adverte Medronho.
Uma simples busca revela que nenhuma pesquisa recente foi feita nos Estados Unidos sobre os usuários de cannabis e nicotina e sua relação com o novo coronavírus.
O Departamento de Saúde e Serviços Humanos confirma que "não há medicamentos, substâncias, vitaminas, alimentos específicos ou vacinas que possam prevenir a infecção pelo vírus corona (Covid-19)".