Ainda existem muitos mitos quando o assunto é
como cortar a brisa da farinha, como tomar leite ou café, por exemplo. A questão aqui é que por mais que existam maneiras de diminuir o efeito da cocaína, não agem na causa do problema. Por isso, o melhor a fazer é buscar tratamento adequado, e estudos comprovam que o
tratamento para ibogaína tem mostrado ótimos resultados nos casos de dependência de cocaína. Nesse artigo, vamos mostrar qual o melhor caminho para cortar o efeito do pó, além dos efeitos da cocaína e o tratamento mais indicado.
Como cortar a brisa da farinha?
Se você chegou até aqui, é porque provavelmente já pesquisou
como cortar a brisa da farinha, inclusive na internet, é possível encontrar receitas ditas milagrosas. No entanto, vários estudos já foram e continuam sendo feitos nesse sentido, mas já podemos adiantar que nada foi comprovado quanto ao leite ou café. Obviamente que beber muita água ajuda a eliminar a droga do organismo, bem como praticar exercícios físicos e adotar uma dieta equilibrada. No entanto, o melhor caminho para cortar o efeito do pó é buscar tratamento para se livrar do vício, e atualmente, uma ótima alternativa é a
clínica de ibogaína. O paciente recebe um tratamento individualizado, além de contar com o suporte de uma equipe multidisciplinar.
Quais os efeitos da cocaína no organismo?
A cocaína é considerada uma substância estimulante do sistema nervoso central, aumentando os níveis dos neurotransmissores dopamina, noradrenalina e serotonina no cérebro. Os efeitos dependem de uma série de fatores: a quantidade, a frequência, o tempo de uso, o método de administração... Por sua vez, o aumento da produção dos neurotransmissores é o que acarreta os efeitos da droga no organismo, entre os quais destacamos:
- Sensação de euforia;
- Irritabilidade e agitação;
- Maior estado de vigilância;
- Perda de apetite;
- Dores de cabeça;
- Aumento do ritmo cardíaco;
- Ansiedade;
- Hipertensão arterial;
- Delírios e alucinações;
- Paranoia;
- Morte.
A longo prazo, esses efeitos podem ser devastadores, e não poderíamos deixar de mencionar um risco elevado de dependência. Além disso, quanto maiores as doses, mais intensos são os efeitos, a ponto de serem extremamente perigosos, inclusive um risco de infarto e morte. Já os efeitos psicológicos podem se inverter: a euforia pode dar lugar à paranoia, e a ansiedade levar a ideias suicidas.
Como é o tratamento de dependência da cocaína?
Entendendo agora que não existe nada de conclusivo em relação a
como cortar a brisa da farinha, e que a medida mais acertada é buscar ajuda profissional, como é o tratamento para dependentes de cocaína? O ideal é que o tratamento seja em uma clínica de recuperação especializada, pois o paciente é acompanhado por uma equipe multidisciplinar. Normalmente, a abordagem terapêutica utilizada é uma associação de medicamentos com terapia, de forma a permitir a reinserção do indivíduo na sociedade da melhor maneira possível. Vale ressaltar que o apoio da família e dos amigos é fundamental ao longo de todo esse processo, inclusive podem participar de grupos de apoio na própria clínica!
Você também pode estar interessado em